
Dez anos se passaram e é só isso que tenho escutado durante a última semana. Os ataques terroristas ao World Trade Center em 11 de setembro... engraçado é que acabamos de passar pelo NOSSO 7 de setembro e ninguém saiu na rua com a cara pintada de verde e amarelo, gritando e vibrando pela nossa independência conquistada, mostrando que amamos nosso país e que somos patriotas. Não, o assunto é pobre dos americanos...
Dizem por aí que em Nova York existe um senhor que sai nas ruas ensinando, principalmente as crianças, o que aconteceu naquele dia, para que todo cidadão americano saiba do atentado, mesmo aqueles que ainda não haviam nascido. Ele é chamado de “street teacher” (”professor das ruas”), que faz o papel de não deixar ninguém esquecer o quanto eles são “coitados”.
Espera aí. Esses mesmos americanos que tanto sofreram nesse dia jogaram bombas nucleares nos japoneses, fizeram uma guerra inútil no Vietnã, invadiram o Iraque e o Afeganistão e não tem ninguém nas ruas mostrando o número de pessoas que eles mataram nessas guerras. Existem coisas que é melhor esquecer, não é?
Não quero ser antiamericanos, mas o papel que eles fazem nessa época do ano é lamentável. Foi uma grande tragédia sim, morreram muitas pessoas sim, mas tenhamos a mente mais aberta, o tempo passa, as coisas mudam, pra que relembrar tão insistentemente uma tragédia da qual, ainda bem, não fazemos parte? Acabamos de passar pelo dia da Pátria, que às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro declarou a independência do Brasil, colocando fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal.
Sinto muito senhores americanos, é uma pena tudo o que aconteceu há dez anos, é uma pena também tudo o que fizeram acontecer em tantos outros anos, mas somos brasileiros e o que nos importa de verdade é o nosso país, é a nossa independência, é a nossa cultura, o nosso povo. Porque escolhemos a independência, não a morte.

Brasileiro não é patriota infelizmente, brasileiro apenas gosta de feriado e de assistir tragédias na televisão.
ResponderExcluirE hj completamos 6 meses do tsunami no Japão. Pq não homenagiá-los também?
ResponderExcluirQue relação há entre a lembrança da data do 7 de Setembro do Brasil, nossa "independência", e o 11 de Setembro? Sinceramente, muito difícil enxergar essa relação e temo que o texto expresse isso de forma apressada e pouco clara.
ResponderExcluirO impacto para o povo americano, e digo aqui povo, não governantes, ou a elite americana, foi tremendo e eu não seria capaz de comparar a violência guardada na mente das pessoas de lá, que sofreram com isso, com a idéia de patriotismo que, talvez, um brasileiro tenha, ou que talvez um americano tenha....
Os americanos, e não só os americanos, qualquer pessoa do mundo, não se lembram do 11 de setembro por conta de patriotismo, mas sim pelo ato impactante do dia... O patriotismo se sobrepôs ao ato, com a benção de George Bush e da mídia sensacionalista, da época, que ainda hoje adora fazer um "terrorismo" com os nossos sentimentos.
Já que a questão é de nos lembrarmos de coisas históricas é de importancia o que se segue: Quanto ao Patriotismo Brasileiro... Nem o Brasil e nem outra nação do mundo é independente, todas estão política e economicamente ligadas atráves desse sistema injusto que vivemos. E, especificamente aqui, no nosso país... Acabar com o Colonialismo de Portugal, não foi mais que mudar de patrão. Historicamente, passamos as mãos da Inglaterra, nos idos do séc. XIX.
Para tentar pensar mais como nessa relação de esquecimento e lembraça de fato históricos se esconde muito de política e economia, segue a sugestão desse pequeno vídeo, sobre um outro 11 de Setembro, tão impactante quanto o dos EUA... A terça-feira, 11 de Setembro de 1973, no Chile: ataque ao palácio de La Moneda
http://vimeo.com/28883410
Acho que a imprensa mostrou e mostra acontecimentos de fora, relacionados a tragédia, ou qualquer outra coisa muito mais do que os nossos acontecimentos. Realmente a relação entre 7 de setembro e 11 de setembro não tem a ver, o que tem a ver é a importância que a imprensa e consequentemente a população dá ao q acontece pelo mundo a fora mas pouco se fala de coisas boas nacionais. É claro q algo como esse atentado não deve ser esquecido, mas há muitas coisas no mundo acontecendo e só se falavam em 11 de setembro em qualquer emissora. É ruim pra quem quer ver algo novo.
ResponderExcluir