![]() |
| Beastie Boys |
Rhythm and Poetry ou Rap para espanto de muitos foi criado na Jamaica no fim da década de 60, quando surgiram os sistemas de som. O Rap chamava a atenção pela praticidade de animar festas pois era preciso apenas de um DJ (Disc-Jóquei), que é responsável pelos efeitos sonoros e mixagens, e de um MC (Mestre-de-Cerimônias) que gritava palavras de incentivo contra a violência mais também falava sobre drogas e sexo. No início dos anos 70 os alguns jovens jamaicanos tiveram que se mudar para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros mais pobres de Nova York, por causa de uma crise econômica social que se abateu sobre a ilha.
Nos anos 80 cansados da disco music começaram a mixar suas próprias músicas e colocar arranjos sobre elas. É considerado o marco inicial do movimento Rap norte-americano, o lançamento do disco Rapper’s Delight, do grupo Sugarhill Gang.
Anos 80
Anos 80
Nos anos 80 o Rap começa a criar suas variações, uma das mais conhecidas é o raggamufin uma mistura de reggae com dance rap, também nasceu o gangstar Rap representados por Snoop dogg. LL cool J, Cypress Hill. Ainda nos anos 80 nasceu o Public Enemy inicialmente criado por Chuck D e Flavor Flavque tinha em suas letras a luta contra a desigualdade, violência e as dificuldades dos menos favorecidos.
Os grandes nomes do Rap dos anos 80 foram Graand MasterFlash, Run DMC, entre outros. Outro grupo que chamou muita a atenção nos anos 80 foi o Beastie Boys um grupo de 3 jovens brancos e judeus Michael Diamond (Mike D), Adam Yauch (MCA) e Adam Horovitz (Ad-rock) que em 1986 gravou seu primeiro álbum o licensed to Ill , que foi o álbum que abriu os olhos do mundo para o Rap sendo o primeiro disco do gênero a chegar ao número 1 da billbord e conseguindo a marca de álbum de Rap mais vendido dos anos 80.
Rap Nacional
O Rap no Brasil surgiu como nos Estados Unidos nas ruas da grande cidade. Mais inicialmente não foi aceito por ser considerado violento e de periferia. Mas nos anos 90 ele invadiu as rádios e com grande qualidade. Com grupos como Racionais Mc’s, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Planet Hemp (que com seu término renderam três ótimos Mc’s Marcelo D2, BNegão e Black Alien), entre outros. Pavilhão 9 e Planet Hemp se diferenciavam por misturar o Hard Core com o Rap assim conseguindo atingir dois lados da mesma moeda.
Freestyle
O Freestyle é o Rap improvisado onde Mc’s batalham no improviso e o público escolhe o melhor. Nessas batalhas já renderam nomes de peso para o Rap nacional como: Emicida, Marechal, Shawlin, Max B.O entre muitos outros e dentro dessas batalhas nasceram alguns grupos como o Quinto Andar, ConeCrewDiretoria.
Atualmente
O Rap continua crescendo em todo o mundo, rompendo fronteiras, criando grandes nomes, formando opiniões e retratando vidas e idéias.
RECOMENDAÇÕES:
Ouça: ♦ Beastie Boys ♦ Public Enemy ♦ Cypress Hill ♦ Planet Hemp ♦ Pavilhão 9 ♦ Racionais MC's ♦Quinto Andar ♦ConeCrewDiretoria
Assista: ♦ FREESTYLE: UM ESTILO DE VIDA (Direção Pedro Gomes)
Acesse: ♦ www.hutuz.com.br
![]() |
| ConeCrewDiretoria |


Nenhum comentário:
Postar um comentário